Thursday, September 07, 2006

Denotação, conotação e polissemia.

As palavras são elementos fundamentais em um texto, mas não existem sozinhas precisam de outras para formar um todo significativo, o contexto. Entende-se por contexto uma unidade lingüística de âmbito maior, na qual se insere outra unidade de âmbito menor. Dessa forma, a palavra (unidade menor) se insere no contexto da frase (unidade maior); a frase se insere no contexto do período; o período se insere no contexto do parágrafo e assim por diante.
Entretanto eis,ai, onde mora o perigo. Uma palavra pode esconder armadilhas como a polissemia, ou seja, os vários significados que uma palavra pode possuir. Vejamos a palavra linha, por exemplo, que pode evocar os conceitos de material próprio para costurar ou bordar tecidos, os trilhos de um trem, conduta de uma pessoa..., portanto existe uma necessidade de saber quando e onde utilizar a determinada palavra. Uma dica valiosa é conhecer bem o significado que se quer utilizar.
Outra arma do aluno na hora de redigir um texto é empregar o sentindo conotativo das palavras. Todas as palavras por mais polissêmicas que possam ser possuem um sentido próprio, mas a ela podem ser inseridos outros que só faz sentido dentro de um contexto. Vejamos um exemplo clássico em uma das músicas de Chico Buarque, Roda Viva:

A gente vai contra a corrente
Até não poder resistir
Na volta do barco é que sente
O quanto deixou de cumprir


A palavra corrente no Houaiss significa conjunto de argolas, correnteza, ou seja, nenhum deles consegue expressar o que mestre Chico Buarque quis dizer. A gente vai contra a corrente, traduzindo, estamos indo contra a opinião da maioria. Percebem como este recurso se bem utilizado demonstra um amadurecimento lingüístico?
Contudo, uma pergunta muito freqüente dos alunos é como a pessoa que está lendo vai perceber isto? Vamos resgatar uma palavra que usamos no início do texto através da coerência do texto é possível captar o sentido de todas as palavras no contexto.

Profº. Luís Antônio

Email:
l.antoniobn@gmail.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home